COSTA, Marcos Pereira. Artesão de Sonhos. Edição independente. São Paulo. 2010.
Marcos Costa é idealizador da Casa de Cultura Projeto Gente, Músico e graduado em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo realiza neste ano de 2010 o grande sonho de publicar seu livro Artesão de Sonhos. O lançamento do livro em dez de julho de 2010 reuniu amigos, familiares e admirados do trabalho desse paulistano da Zona Leste.
A leitura é um convite à reflexão, marcado por verbetes, os capítulos do livro são ao mesmo tempo uma auto biografia e história do Centro Cultural Projeto Gente.
Artesão é a pessoa que faz os seus próprios produtos e os comercializa, que executa com habilidade a arte de produzir a partir do bruto uma jóia rara por exemplo. Nas cento e cinqüenta e oito páginas do livro do Músico e escritor Marcos Pereira Costa essa habilidade da produção parece que fluirá a cada parágrafo lido. Sabendo de sua trajetória de vida, constante em uma das passagens de sua obra, o depoimento sucinta sonhos, remete a ancestralidade, entre outros sentimentos “Eu tinha quase tudo para dar errado na vida, mas uma coisa não deixou o final ser triste: tive amigos, desenvolvi a capacidade de sonhar e sorrir da vida. Quando ela me oferecia um lenço para chorar” (17:2010). Nos leitores esse depoimento e outros certamente despertarão desejos de realização que ao longo do tempo foram sendo deixados de lado devido às adversidades da vida simples de quem como ele também mora em regiões de carências tantas e principalmente carência cultural.
A leitura é contagiante a ao mesmo tempo desprendida, pensado como uma alternativa a grande produção editorial o próprio designer da obra já é um convite à reflexão. Todo produzido a partir de material reciclável e com referências significativas como Paulo Freire e Karl Marx não deixa nada a desejar as grandes produções.
Maria Elza Araujo (Historiadora)